Políticas da Qualidade

  1. OBJETIVO:

    A presente política tem como objetivo definir todas as diretrizes e parâmetros adotados pela Excelência Operacional da Arca Plast para garantir que ela está comprometida com o atendimento aos requisitos do seu Sistema de Gestão da Qualidade, sendo apropriada aos propósitos da empresa e buscando a melhoria contínua de sua gestão.

    1. ABRANGÊNCIA:

    Esta política é destinada a todos os colaboradores da Arca Plast.

    1. REFERÊNCIAS:

    NBR ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos;
    NBR ISO 9000 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e vocabulário.

    1. DEFINIÇÕES:

    Qualidade: padrão estabelecido pela empresa em consonância com as expectativas dos clientes oriundas de pesquisas de mercado, para seus produtos, processos e atendimento.
    Partes interessadas: todas as pessoas físicas e/ou jurídicas, direta ou indiretamente, ligadas à empresa.
    Sistema de Gestão da Qualidade: conjunto de ações para dirigir e controlar os processos da organização, buscando a melhoria contínua da qualidade.

    1. DIRETRIZES:

    5.1 OBJETIVOS DA QUALIDADE

    O objetivo da Qualidade da Arca Plast é garantir a qualidade do produto para aumentar a satisfação do cliente e das demais partes interessadas, com foco na melhoria contínua dos processos, serviços e no desenvolvimento dos colaboradores.

    5.2 POLÍTICA DA QUALIDADE

    A Arca Plast busca satisfazer as expectativas de todas as partes interessadas. Valoriza todas as informações e necessidades de nossos clientes, buscando conhecê-los, a fim de cumprir com os prazos estabelecidos, entregar a qualidade esperada e desenvolver um bom relacionamento, aumentando a satisfação dos nossos clientes.

    É nossa cultura colaborar e estimular a melhoria contínua de nossos processos e do nosso sistema de gestão da qualidade, assim como, mostrar que nosso padrão no atendimento e nos produtos é desenvolvido com base na qualidade e na segurança.

    Além disso, somos comprometidos com o desenvolvimento e capacitação constante de todos os nossos colaboradores proporcionando condições favoráveis para execução de suas tarefas diárias, seu crescimento profissional e sua qualidade de vida.

    5.3 PREMISSAS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

    É de responsabilidade de todos os colaboradores da empresa o compromisso com o atendimento aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade e aos padrões estabelecidos pela Qualidade por meio de suas documentações, além do compromisso com a melhoria contínua de seus processos.

    Os líderes e gestores devem criar uma cultura sólida de colaboração e melhoria contínua com suas equipes, visando a realização de processos eficientes e conformes, além de acompanhar os indicadores e metas, diariamente, deixando-os claros para os times e objetivando a melhoria de seus processos e entregas.

    5.3.1 SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

    Nossa crença institucional número um é “Segurança é inegociável”. Segurança no trabalho é responsabilidade de todos e os líderes e gestores devem fortalecer essa crença diariamente para que os processos possam ser executados e as entregas realizadas, garantindo o bem-estar físico e mental dos colaboradores.

    5.3.2 GESTÃO DE RISCOS

    O gerenciamento dos riscos é realizado em ciclo anual e/ou sempre que necessário, através do levantamento de oportunidades e riscos setoriais inerentes aos processos de trabalho, bem como no planejamento abrangendo tecnologias, orçamentos, pessoas e legislações, buscando reduzir os riscos, priorizá-los, mitigá-los e tratá-los quando necessário.

    5.3.3 MELHORIA CONTÍNUA

    A empresa Arca Plast está comprometida com a sua melhoria, buscando diariamente, melhorar seus processos e resultados por meio do acompanhamento de indicadores e metas, do monitoramento de sua estratégia, do acompanhamento do mercado, da análise dos resultados obtidos e da análise da diretoria.

    5.3.4 AUDITORIAS DA QUALIDADE

    As auditorias internas, oriundas do Programa de auditoria interna, e externas, referentes aos processos de acreditação para Inmetro e certificação para normas, são guiadas pelo setor de Excelência Operacional e, posteriormente, seus resultados são discutidos com a direção executiva.

    5.3.5 COMPROMISSO COM O RESULTADO

    A acreditação existente e as certificações a serem implantadas e mantidas objetivam proporcionar eficiência operacional, refletida na melhoria dos processos e produtos, com padrões de maior desempenho em qualidade, segurança e confiabilidade. Além de garantir que os requisitos do cliente sejam atendidos de forma satisfatória.

    Os padrões de excelência exigidos pelas certificações e acreditações funcionam como instrumentos estratégicos para busca pela excelência em nossa rotina, fornecendo procedimentos, ferramentas e direcionadores eficientes, que agregam valor à todas as partes interessadas.

    5.6 SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

    Última Atualização: 18/09/2024

    Figura 1 – Fluxo de geração de valor Arca

    O fluxo acima mostra como funciona a arquitetura de processos e a interação da cadeia de geração de valor da Arca Plast, perpassando pelos processos gerenciais oriundos da Direção e da Gestão estratégica; os processos primários ou de geração de valor dos setores de Inteligência, Suprimentos e Fabricação e os processos de suporte das demais áreas que compõem o GVA.

    1. RESPONSABILIDADES:

    Todos os nossos colaboradores são responsáveis pela Qualidade. Desde o atendimento ao nosso cliente, o recebimento de insumo, a execução dos processos, a produção de nossos produtos e a entrega.
    Elaboração da política: Supervisão de Excelência Operacional
    Aprovação: Diretoria Executiva
    Gestão do documento e publicação: Auxiliar de Qualidade/ Estagiários
    Execução: todos os colaboradores

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